quinta-feira, 14 de julho de 2011

COMISSURITE

Definição
É uma doença inflamatória comum dos cantos da boca, também conhecida como boqueira.
Desenvolvimento da Doença
Em geral, ocorre nos meses de inverno. Embora o quadro inicial seja de uma reação inflamatória, é comum a infecção posterior por um fungo (candida albicans) ou por bactérias nestes locais com maior acúmulo de saliva (umidade). São mais comuns em crianças com tendência à dermatite atópica, com o lambimento dos lábios e/ou uso de aparelhos dentários como um fator causal. Enquanto nos idosos, os fatores anatômicos como o sobrefechamento da boca cria dobras nos cantos da mesma como um fator predisponente, por uso de dentaduras (ou retirada delas para dormir) e, às vezes, pela falta de peças dentárias. Podem existir deficiência de vitaminas, principalmente do complexo B, associadas ao quadro.
Sinais e Sintomas
Geralmente os pacientes queixam-se de ardência, dor, secura e desconforto nos cantos da boca, principalmente com alimentos e bebidas ácidas. Observa-se uma área avermelhada de fundo, com escamas, às vezes pus e rachaduras nos cantos da boca.
Diagnóstico
O aspecto das lesões é bem característico, restrito ou predominando nos cantos da boca. Podem ser necessários exames com raspagem do material dos cantos da boca para identificação de uma infecção por fungo ou bactéria em casos especiais (atípicos ou recorrentes).
Tratamento
A princípio, a doença cura rapidamente com medicações nos locais das lesões. Deve ser recomendado evitar alimentos e bebidas ácidas que irritam o local. Raramente é necessário tratamento em longo prazo, por via oral ou até cirúrgico (para corrigir a má oclusão da boca).
Prevenção
As lesões podem voltar mesmo após a cura, tornando-se um problema crônico. Nesses casos, devem-se investigar minuciosamente os fatores predisponentes, tais como o hábito de lamber os lábios, a má oclusão da boca, uso de dentaduras ou aumento da umidade nos cantos da boca.

2 comentários:

  1. não sabia que corte na lateral da boca era comissurite

    ResponderExcluir
  2. Olá, Maria.

    Então nem todo corte na boca é uma comissurite ok, vc pode come abacaxi, chupar laranja e/ou limão e corta a lateral de sua boca é isso não e comissurite, mas pode se tornar se vc não ter o habito de higiene oral na lateral ba boca, acumular sujeiras no canto da boca, esse corte pode ser colonizado por fungos, bacterias com isso o problema ""comissurite"" , ok!!!! então cuidados.

    Um abraço

    Enfª Eliene

    ResponderExcluir