quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ALGUMAS MUDANÇAS QUE PODE ACONTEÇER NA PELE E NO CORPO DURANTE A GESTAÇÃO

O brilho: Existe dois fatores que pode gerar este brilho: o aumento do fluxo sanguíneo neste periodo, que faz com que os vasos sanguíneos, em geral na face, provoquem um rubor juvenil, e as mudanças hormonais que fazem com que as glândulas sebáceas entrem em grande produção, juntando o brilho ao rubor transformando-a numa pele jovial e fresca. Que grávida não fica bonita com este tipo de resplandecer.
 
Cloasma Gravidico: As peles negras são mais propicia para desenvolver cloasma. Este tipo de distúrbio é caracterizado por manchas amareladas ou acastanhados que surgem na pele do rosto durante a gestação. O cloasma é causado devido o aumento da progesterona e do estrogénio nas células de melanina da pele causando o aumento da pigmentação na gestação. Depois do parto, esta pigmentação desaparecerá, pois é quando os níveis hormonais começam a retornar aos valores normais.

Estrias: As estrias começam a surgir cerca do 2º trimestre da gravidez. As estrias iniciam com uma inflamação que por vezes provoca comichão, tornando-se de cor avermelhada ou acastanhada. Surgem proximo do umbigo e pode expandir-se por toda a barriga de forma oval. Também pode surgir nos braços, mamas, coxas e nádegas. No final da gravidez elas permanecem, e com o tempo tendem a ficar esbranquiçadas.

Linea Nigra: No periodo da gravidez a mulher desenvolve uma espécie de linha escura que vai do umbigo até ao centro do osso púbico. Na verdade esta linha já existia, as mudanças hormonais da gravidez só a tornaram evidente. Depois do parto esta linha tende a desaparecer.

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Melasma: Também conhecida como máscara de grávida. Metade das mulheres grávidas desenvolvem algum tipo de pigmentação escura à volta da boca, face ou testa, parecendo borboleta que  também é chamada de hiperpigmentação. Os elevados níveis de estrogéneo e de progesterona desencadeiam a produção de células responsáveis pela pigmentação de nome melanócitos. Estas células produzem melanina, que pode provocar o melasma em escassos minutos.

Gases e Arrotos: À medida que o bebé cresce o espaço na barriga começa a apertar e a digestão começa a abrandar dando lugar aos gases O intestino fica mais apertado dando uma sensação de inchaço maior que o normal, lembre-se que a presença de gases neste periodo e normal.

Comichão nos Mamilos: As mamas crescem e em consequência, os mamilos também; tudo isto faz parte da gestação com esse crescimento as mamas  tendem a ficar mais sensiveis incluindo os mamilos, gerando uma sensação de prurido e incomodo. Se por acaso desenvolver uma erupção cutânea ou verificar sangramento em algum dos mamilos, converse com o seu médico. Isto pode ser um sintoma de infeção bacteriana, ou em casos muito raros, poderá ser um sinal de cancro da mama.

Incontinência Urinária: É muito comum neste periodo, pois com a gravidez e o aumento dos hormonios existe um relaxamento dos músculos pélvicos, algo que começa a ser um indício da preparação do corpo para o parto. Este acontecimento é propício a algumas fugas de urina, em uma gargalhada, um espirro ou mesmo um tossir mais forte, a partir do segundo trimestre com o desenvolver do bebé, a pressão na bexiga começa a aumentar contribuindo para este acontecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário