domingo, 19 de junho de 2011

FARMACOLOGIA

A farmacologia é definida como a ciência que estuda a natureza e as propriedades dos fármacos principalmente a ação dos medicamentos.
Origem dos medicamentos
São originados de fontes natural (animal, vegetal e mineral ) e sintético (industrializado). Os pesquisadores passaram a utilizar os conhecimentos tradicionais e químicos para desenvolver fontes sintéticas, com a vantagem de os fármacos quimicamente desenvolvidos serem desprovidos de impurezas geralmente encontrados nas substancias naturais. Pode-se através da indústria manipular a estrutura molecular da substancia química do medicamento, ocasionando modificações na estrutura química da droga, tornando mais eficaz contra diferentes microorganismos.
Farmacoterapia: É o uso dos medicamentos no tratamento, prevenção, diagnóstico e no controle de sinais e sintomas das doenças.
Ação química dos fármacos
Profilática: O medicamento tem ação preventiva contra as doenças.
Ex: As vacinas podem atuar na prevenção de doença.
Curativa: O medicamento tem ação curativa, pode curar a patologia.
Ex: Os antibióticos têm ação terapêutica curando a doença.
Paliativa: O medicamento tem capacidade de diminuir os sinais e sintomas da doença, mas não promove a cura.
Ex: Os anti-hipertensivos diminuem a Pressão Arterial, mas não curam; os antitérmicos e analgésicos diminuem febre e dor, porém não curam a patologia causadora dos sinais e sintomas.
Diagnóstica: O medicamento auxilia no diagnóstico, elucidando exames radiológicos.
Ex: Os contrastes são medicamentos que, associados aos exames radiográficos, auxiliam em diagnósticos de patologias.
Farmacocinética: Refere-se ao estudo do movimento que o medicamento administrado passa dentro do organismo durante sua absorção, distribuição, metabólica e excreção.
Farmacodinâmica: Refere-se ao estudo dos mecanismos relacionados à ação do medicamento e suas alterações bioquímicas ou fisiológicas no organismo. A resposta decorrente dessa ação é o efeito do medicamento propriamente dito.

Referencia: SILVA, M. T. SILVA, S. R. Cálculo e Administração de Medicamentos na Enfermagem. São Paulo - 2009. 2ª edição.

Um comentário: