domingo, 17 de junho de 2012

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)


         São doenças infecciosas que se transmitem durante o ato sexual ( oral, vaginal e anal ), causado por vários tipos de agentes infecciosos (virus, fungos, bacterias e parasitas), antigamente essas patologias eram conhecidas como doenças venéreas.

Consequencias Para as Mulheres
         As mulheres representam um grupo que deve receber especial atenção, uma vez que em diferentes casos de DST os sintomas levam tempo para tornarem-se perceptíveis ou confundem-se com as reações orgânicas comuns de seu organismo, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves como:

·         Infertilidade;

·         Infecções Neonatais;

·         Malformações Congênitas;

·         Abortos;

·         Cançer e até a morte;

Gerando diferentes manifestações como: Feridas, Coceiras, Corrimentos, Queimação, Bolhas, Verrugas. Algumas DST's são de fácil tratamento e de rápida resolução quando tratadas corretamente, outras são de tratamento difícil ou permanecem latentes, apesar da falsa sensação de melhora.

Tipos de DST

·         Sífilis;

·         Cancro mole, úlcera mole venérea ou cancroide;

·         Clamídia;

·         Gonorreia ou Blenorragia;

·         Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS);

·         Tricomoníase, Tricomoniose ou Tricomonose;

·         Condiloma Acuminado ou Verruga Genital (HPV);

·         Outras....

Consequências Para o Bebe

         A mulher grávida pode transmitir para o seu filho (transmissão vertical) várias DST, essa transmissão pode ser antes, durante ou depois do nascimento; O vírus HIV e o da Sífilis podem infectar o feto ainda no interior do útero, em razão da sua capacidade de atravessar a placenta; o vírus HIV pode ser transmitido ao bebê através da amamentação. Outras DSTs (gonorreia, clamídia, herpes etc.) podem ser transmitidas para o bebê no momento de sua passagem pelo canal do parto, podendo causar.

·      Conjuntivite,

·      Pneumonia,

·      Sepsis neonatal,

·      Cegueira,

·      Surdez,

·      Meningite,

·      Hepatite,

·      Baixo peso ao nascer e morte (natimorto) etc.

Transmissão

         A DST pode ser transmitida através do contato com sangue, secreções, muco no ato sexual, no parto, na amamentação, durante a gestação, seringas compartilhada, transfusão de sangue e outros.

Cuidados

         Não devemos identificar doenças pela imagem que o outro (a) apresente uma pessoa bem vestida e com aspecto de boa saúde e com uma razão social boa também pode esta contaminado com alguma DST, portanto vai uma orientação importante o uso de preservativo ainda é o meio mais seguro de se proteger, não tenha praticas sexual sem segurança, no entanto o dialogo a fidelidade o comprometimento e a responsabilidade com o seu parceiro são itens importantes para quem quer ter uma vida saudável e construir uma família.  
         Na presença de sinais e/ou sintomas como: coceira, corrimentos, verrugas, rachaduras, ardências, Feridas, Queimação, Bolhas, procure uma unidade de saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário