segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A importância do café da manhã


     
            Durante o intervalo do sono noturno, nosso organismo passa por um longo período sem receber alimento, justificando, assim, a importância do café da manha (desjejum). Ao despertar, os níveis de açúcar no sangue estão muito baixos, devendo ser repostos e assim fornecer energia para realização das atividades ao longo do dia. 

         Estudos comprovam que as pessoas que se alimentam pela manhã tendem a ter um maior rendimento mental e maior capacidade de concentração, seja no trabalho ou na escola. O café da manhã estimula o metabolismo.

         Ao iniciar seu dia com carboidratos complexos saudáveis e fibras juntamente com proteínas magras, você irá aumentar a queima calórica e acelerar o seu metabolismo. Em outras palavras, você estará, assim, dando combustível para seu corpo começar a trabalhar.

         Quem toma café da manhã esta mais propenso a manter o peso saudável do que aqueles que não o fazem. Pessoas que não costumam realizar o desjejum geralmente passam horas sem se alimentar, ocasionando um excesso de fome na próxima refeição e um consumo exagerado de porções e de alimentos hipercalóricos.

         Muitas pessoas alegam falta de tempo para realizar essa importante refeição. O planejamento do café da manha, deixando alguns alimentos pré-preparados, já na noite anterior, é uma excelente estratégia para driblar essa desculpa.

         Outra ideia é ter em mão alimentos fáceis e práticos de serem consumidos no caminho ao trabalho ou à escola, por exemplo. As opções podem ser bem variadas como: frutas picadas com granola, sucos ou iogurtes, sanduíches integrais, barrinhas, cookies, biscoitos à base de aveia e outros cereais integrais.

Seguem algumas dicas com boas fontes Proteína, fibra, frutas e vegetais.

         As proteínas (ovos, iogurte desnatado e queijos magros) pela manhã multiplicam por até cinco vezes a sensação de saciedade ao longo do dia, quando consumidas no desjejum Ou seja, as proteínas podem causar saciedade e por conta disso as pessoas ficam com menos vontade de comer guloseimas durante o dia, auxiliando assim na manutenção do peso.

         As fibras (pão integral, cereais integrais, aveia, quinua, linhaça, amaranto em flocos, granola sem açúcar, entre outros) são responsáveis pela energia que você precisa para alimentar sua manhã e o resto do dia. Elas promovem a saciedade, controlar a fome, atua contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, controle do colesterol e da glicemia e ajudar seu intestino a funcionar melhor.

         Frutas e vegetais (Ferro, Cálcio, Fósforo e vitaminas A e B) irão proporcionar ao nosso organismo vitaminas e sais minerais, fibras e antioxidantes. Um bom exemplo é acrescentar nos ovos mexido espinafre, que é uma verdura com uma alta carga nutritiva.


Referencia
http://www.foodinsight.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário