sábado, 3 de novembro de 2012

Lesões na Pele (Feridas)


         A pele é considerada um órgão e por sua vez o maior do corpo humano. Ela é composta de três camadas epiderme, derme e hipoderme, tem função importante como na proteção térmica, sensitiva, química, física e outros agressores do meio ambiente.  
        
         A Pele quando exposta a esses agentes pode esta desenvolvendo alguma lesão desencadeando uma ferida, as regiões de maior acometimento são:

·         Escápula, Joelhos;
·         Ilíaca, Maléolos;
·         Calcâneos, Orelhas; 
·         Parte posterior da cabeça, Artelhos; 
·         Axilas,Seios; Outras superfícies que esteja sofrendo pressão constante.

Varias são as causas como: Anemia, desidratação, diabete, edema generalizado, má circulação, obesidade, caquexia, paralisias, incontinência de fezes e urina.

        Existem outros fatores quando o paciente esta acamado em Casa ou em Hospital são elas:

·         Pressão, fricção, umidade, falta de higiene,
·         Instalação inadequada de aparelhos,
·         Migalhas de alimentos no leito, fraldas apertadas,
·         Falta de mudança de decúbito, paciente mal posicionado, e outros.

Estágios das escaras (ulcera por Pressão): No primeiro momento surge rubor na pele, calor e às vezes edema que pode desaparecer quando a pressão é aliviada.
         O não desaparecimento desses sinais começa a desencadear o primeiro estagio da ferida que chamamos de grau I já com a perca de pele, a partir deste momento ocorre perca de camadas subcutâneas, destruição de tecido capilar e subjacente nesse momento se apresenta como grau II;
         Se o tratamento não for eficaz pode acorrer destruição de capilares subcutâneos, massa muscular, articulação e tendões, chegando exposição do osso subjacente.
       
        Importância do Curativo: É um meio terapêutico que consiste na limpeza e aplicação de cobertura estéril em uma ferida com a finalidade de promover a rápida cicatrização e prevenir a contaminação de tecidos internos por microorganismos da pele e meio ambiente.
        Com isso facilitar a cicatrização, reduzir infecções, remover secreções.
         
          Em cada ferida (ulcera por pressão) é necessário uma boa avaliação por um especialista Enfermeiro Dermatologista.
       
        Cada tipo de ferida existe um curativo: As feridas podem ser limpas, cirúrgica limpa e contaminadas, escaras com exsudato e tecido desvitalizado.
         E importante buscar orientação de um especialista (Enfermeiro Dermatologista).

        As ulceras por pressão é uma complicação para os pacientes debilitados e imobilizados, uma vez que a pele perde sua integridade, o paciente esta sob o risco de infecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário