segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Aterosclerose

É uma doença inflamatória crônica na qual ocorre a formação de ateromas dentro dos vasos sanguineos. Os ateromas são placas compostas por lipidios e tecido fibroso que se formam na parede dos vasos levando progressivamente à diminuição do diâmetro dos vasos, podendo chegar a obstrução total do mesmo. É uma doença fatal quando afeta as artérias do coração ou do cérebro, órgãos que resistem apenas poucos minutos sem oxigenio. O início de formação dessas placas de gordura ocorre na infância e vai progredindo durante a vida. Qualquer pessoa pode desenvolver essa doença porém os mais atingidos são pessoas com pré disposição genética, com pressão alta, diabetes ou obesidade.

Processo de surgimento da doença (etiopatogenia)

A formação do ateroma é complexa. Lipoproteínas de baixa densidade (LDL) penetram na parede dos vasos, atravessando o endotélio, chegando à camada íntima da parede. Neste local são fagocitados. A ateriosclerose agride essencialmente a camada íntima da artéria.

O papel do colesterol e das lipoproteínas na Aterosclerose

Aumento da LDL: Esse é o fator principal para a doença. O LDL (lipoproteína de baixa densidade) se eleva pela ingestão elevada de gorduras altamente saturadas (principalmente vinda de animais) na dieta diária, por obesidade e inatividade física.

Hipercolesterolemia Familiar: Doença em que a pessoa herda genes defeituoso para a formação do receptor de LDL nas superfícies das membranas celulares do corpo. É uma doença autossômica dominante com predomínio de 1 a cada 500 pessoas. Geralmente ocorre um defeito que reduz drasticamente o número de receptores de LDL funcionais. Com isso, o fígado não é capaz de absorver as lipoproteínas de baixa densidade nem as de densidade intermediária. Sem essa absorção, o mecanismo do colesterol das células hepáticas se descontrola, produzindo novo colesterol e deixando de responder a inibição que foi desencadeada pela presença de uma grande quantidade de colesterol plasmático. O resultado disso é que o número de lipoproteínas de muita baixa densidade é liberado pelo fígado para o plasma em uma quantidade enorme. Isso pode gerar acúmulo de placas ateromatosas nas paredes dos vasos, gerando a aterosclerose, além de poder gerar outros problemas graves como infarto do miocárdio.

Prevenção pelas proteínas HDL: Acredita-se que as HDL(lipop.alta densidade- "flutuam" passando livremente pela luz do vaso) são capazes de absorver cristais de colesterol que começam a ser depositados nas paredes das artérias. Quando a pessoa apresenta uma elevada concentração de HDL em proporção a LDL, as chances de desenvolver aterosclerose são muito reduzídas.

Sintomas

Alguns sintomas da aterosclerose, é dilatação dos vasos sanguineos, dor no peito ( tipo facadas ), profundas dores de cabeça, dores nos braços e pernas.

Fatores de Risco

Os principais são
1)Hipertensão
2)Falta de atividade física e obesidade
3) diabetes Mellitus
4)Hiperlipidemia
5)Tabagismo
6)Alcool

Prevenção

As medidas mais importantes são manter um peso saudável, ser fisicamente ativo e ter uma dieta rica em gordura insaturada e com baixo teor de colesterol, evitar o tabagismo. A maior parte do colesterol formada no fígado é convertida em ácidos biliares, e a maior parte destes são reabsorvidos no íleo e usadas na bile.

Tratamento

Na aterosclerose consiste em retirar as placas de gordura que estão presas nas paredes das artérias cirurgicamente, o cateterismo, a angioplastia a Laser, a ingesta de alguns medicamentos e atividade física.

Importante: não se automedique, procure um especialista "Médico" o uso de medicação de forma errada pode piorar sua doença.

Obtida de:
HTTP://departamentos.cardiol.br

Um comentário: