segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Malária

É uma doença infecciosa que afeta praticamente todos os países tropicais, transmitida ao homem pela picada de um mosquito infectado com o parasita - Plasmodium principalmente as espécies vivax e falciparum, transmitida através da picada das fêmeas dos mosquitos do gênero Anopheles. O período de incubação pode variar de nove a quarenta dias.

Sinais e Sintomas

Cefaléia, mialgias, prostração, perda do apetite, mal-estar geral e calafrios seguidos de febre.  Nas formas graves o paciente apresenta também vômitos, diarréias, cianose de extremidades, pele fria e pegajosa. Pode haver diminuição do volume urinário nas 24 horas evoluindo para Insuficiência Renal Aguda.

Complicações Graves da Doença

Edema Pulmonar e a Síndrome de Angústia Respiratória do Adulto, Sangramentos digestivos, subcutâneos e de outras localizações, que em geral leva, à morte.

Diagnóstico

E Clínico-epidemiológico e laboratorial, através da detecção de plasmódios no sangue além da utilização de métodos imunoenzimáticos ou de radioimunoensaio nos casos de maior dificuldade diagnostica.

Vacinas contra a Malária

Segundo pesquisadores, "ainda é cedo para falarmos em uma vacina, pois os experimentos em humanos são demorados. Foi necessário esperar cerca de cinco anos para experimentar em humanos a primeira vacina conseguida em Maryland e teremos que esperar mais cinco para testar as novas vacinas, mas as perspectivas são boas".

Prevenção

Evite sair entre o entardecer e nascer do sol;
Prefira roupas de cores claras (os mosquitos são atraídos por cores escuras);
Use sempre vestuário com mangas compridas, calças, meias e sapatos fechados, a partir do entardecer;
Proteja as zonas expostas (rosto, pescoço, pulsos tornozelos) com repelente e tomar os medicamentos recomendados.


Importante: A procura de um médico especialista é o ideal para curar de uma doença. Não tome remédio por conta propria.
Fonte: www.imt.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário