domingo, 19 de junho de 2011

CORDÃO UMBILICAL EM PROLAPSO

Definição

É o descolamento do cordão umbilical abaixo da área de apresentação do feto. O cordão pode até deslizar através do colo uterino para o interior da vagina. A lesão mais grave ocorre quando o feto comprime o cordão, interrompendo o fluxo sanguíneo oriundo da placenta.

Achados Histórico

Ruptura da bolsa amniótica no inicio do trabalho de parto, a qual proporciona o descolamento do longo e frouxo cordão para baixo da área emergente em um rápido fluxo de liquido.

Sinais e Sintomas

Em geral inclui um cordão visível e palpável no canal de parto, atividade fetal violenta (indicando desconforto do feto) e bradicardia fetal com desaceleração variável durante as contrações. A mãe pode relatar que sente o cordão deslizar após o rompimento membranoso.

Referencia:  S.O.S. Cuidados Emergenciais / Cordenação e tradução Barbieri, R. L. - SP, 2002, 1ª edição.

15 comentários:

  1. gostei muito deste depoimento depois vc pode falar mais sobre este assunto

    ResponderExcluir
  2. Olá, Maria.

    Sim, nas minhas proximas postagens estarei falando deste assunto, qual sua maior duvida, gostaria que vc citase assim estarei enriquecendo sua duvida.

    Um abraço

    Enfª Maria Eliene

    ResponderExcluir
  3. Maria,

    Minha irmã estava sentindo dores no umbigo desde sexta feira e na madrugada do dia 08/10 a bolsa rompeu e ela foi para o hospital, o bebe etava mexendo muito que estava incomodando ela, mas chegando no hospital ele havia parado de mexer e quando a medica examinou percebeu que o coração nao batia mais e fez o ultrassom e constatou que ele havia morrido, depois do parto o medico disse que ele teve um deslocamento do cordal umbilical, sera que se tivesse examinado ela desde de sexta teria evitado a perda do bebe. Ela estava entrando no 9 mes.

    ResponderExcluir
  4. Olá Silvia
    Sinto muito pelo que aconteceu com sua irmã; com certeza se ela tivesse ido numa Unidade Hospitalar os médicos teria percebido no exame físico e de ultrassom que o bebe não estava bem e sem duvida teriam realizar uma cesária com intuito de salvar o bebe;

    Toda mulher quando gravida deve ter o cuidado de procurar uma Unidade de Saúde na presença de qualquer sintoma ou sinais que fuja de realidade em que ela vive (gestação)ou seja qualquer dor ou incomodo deve procurar ajuda medica, um abraço

    meu facebook: Eliene Nunes
    Na pagina do meu face fala de outros assuntos voltado pra saúde.

    ResponderExcluir
  5. Quais sao os cuidados da enfermagem no caso? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Ola gostaria de tirar uma dúvida, meu útero e bicorno meu primeiro filho nasceu prematuro com 35 semanas e meu segundo filho com 33 semanas, gostaria muito de ter outro mais acho meio arriscado...

    ResponderExcluir
  7. Ola gostaria de tirar uma dúvida, meu útero e bicorno meu primeiro filho nasceu prematuro com 35 semanas e meu segundo filho com 33 semanas, gostaria muito de ter outro mais acho meio arriscado...

    ResponderExcluir
  8. Oi Jaciele, boa tarde

    O Útero Bicorno é uma alteração congênita e relativamente comum. É uma das causas freqüente de aborto devido a falta de capacidade de distensão uterina na evolução gestacional. E por esse motivo torna-se uma gravidez de risco, porem, não significa que você não vá engravidar ou evite o mais importante e você ser acompanhada por um medica e seguir todas as orientações e cuidados que você tem que ter nesse momento de alegria. De qualquer forma sugiro que converse com o seu medico ( o mesmo que te acompanhou nas suas duas gravidez ); ele tem acesso a todos seus exames. Boa sorte.


    Enf. Eliene

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Oi Carlos Boa noite, A principal dela é quando o bebe tem o fluxo sanguíneo reduzido parcialmente ou totalmente o que pode causar graves problemas incluindo a morte desse.

      Excluir
  10. quais os cuidados de enfermagem para a urgencia do prolapso de cordao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Essa é uma situação de risco para o bebezinho, quando o enfermeiro identifica e preciso manter a gravida em posição de geno peitoral ou em trendelenburg e fazer contato medico para que seja feito uma cesariana.



      Excluir