sexta-feira, 18 de setembro de 2015

ALERGIAS

O que é ALERGIA

Consiste em reações exageradas que o organismo sofre quando entra em contato com determinadas substancias ( alérgenos ), mesmo que em quantidade pequena. As manifestações clinica  variam desde crise de asma, renites, manchas vermelhas na pele e outras reações.

Alergia é uma DOENÇA ?

Trata-se mais de uma característica individual do que propriamente uma doença. O individuo alérgico é aquele que reage de forma exacerbada a determinado estímulo.

Como ficamos ALÉRGICOS ?

A Alergia não aparece da noite para o dia. Cada vez que nosso organismo tem contato com uma substancia estranha (antígeno) ele produz uma substância chamada de anticorpo IgE. Esse anticorpo liga-se a determinadas células do nosso organismo e faz com que essas liberem substâncias responsáveis pelos sintomas clínicos das reações alérgicas.

O que é ALÉRGENO ?

É o termo usado para a substância que causa reação alérgica. Alguns estão no ar, como o pólen ou os fungos, outros são encontrados em alimentos ( leite, frutos do mar, ovos). Alguns insetos têm alérgenos em seu veneno, assim como certas plantas que também possuem substâncias alergênicas. No ambiente domestico, os alérgenos encontrados mais frequentemente são os ácaros, a melhor prevenção e evitar contato com agentes causadores de alergia ( alimentos, poeira, fungos, produtos de higiene e outros ).

Existe uma predisposição para a ALERGIA ?

 Sabemos que as crianças de pais alérgicos têm maior probabilidade de serem alérgicos. Crianças que possuem um de seus pais alérgicos tem 20 a 30% de chances de serem alérgicas, enquanto filhos de ambos os pais alérgicos  já tem uma probabilidade de 60%. Por outro lado, a alergia pode se desenvolver em qualquer fase da vida e ate mesmo em pessoas sem histórico familiar; basta, para isso, que a exposição do individuo a determinado alérgeno ultrapasse o seu limiar de tolerância.

 Fonte: HTTP:// WWW.bronstein.com.br